ant

O design e o Designer

 
Tags:, , ,

No mundo empresarial, onde mercado apresenta mais do mesmo, as formas de diferenciação estão cada vez mais complexas. Uma grande solução está na identidade visual que materializa visualmente seus atributos e propósitos – externando para seu público um diferencial e um posicionamento.

Nós, da Biliz Estúdio Design por experiências práticas de mercado, confrontamos as formas positivas que uma identidade de marca pode contribuir para capacidade competitiva e ocupar, com eficácia, o diferencial entre os demais concorrentes, trazendo inúmeros benefícios, refletindo-se nos aspectos econômicos.

Para um melhor entendimento, faz-se necessário confrontar os conceitos de identidade e marca. Saber quais seus respectivos papéis! Quem são seus gestores?

O design é uma profissão de muitas especialidades entre elas o Design Gráfico que é um de nossos pilares do estúdio. Para uma rápida compreensão, o design é, segundo Peruzzi (1998, p.11):

“o elemento fundamental para agregar valor e criar identidade visual para produtos, serviços e empresas, constituindo, em última análise, a imagem das empresas no mercado”.

O Design torna-se tão importante que respeitados profissionais de diversas áreas relatam suas experiências com design. O profissional respeitado e considerado por muitos especialista como pai do marketing Phillip Kotler (2003, p. 45) afirma:

“o design fornece um conjunto de ferramentas e conceitos para o desenvolvimento bem-sucedido de produtos e serviços”

Ele ressalta que empresas incubem o design em suas gestões para agregar valor a sua identidade corporativa.

O designer, como um dos gestores, tem como tarefa principal definir conceitos adequados para essa representação da marca, caracterizar tudo que a empresa é ou como pretende ser vista perante o público. É de suma importância a compreensão sobre a diferença entre Identidade e Imagem para o desenvolvimento de projeto de identidade da marca.

“O aprofundamento em torno das reflexões contemporâneas sobre o conceito de identidade é vital para o design, como atividade comprometida com a busca de soluções para o outro e com a construção de uma sociedade mais inclusiva” (COELHO et al., 2008, p.188).

No próximo post, vamos abordar um pouco mais sobre identidade.

Autor: Leandro Maciel • atendimento@biliz.com.br

One thought on “O design e o Designer”

  1. Carmem Dora Nascimento
     ·  Responder

    Parabéns. Artigo claro e demonstrando a importância do design em um empresa. Desejo muito sucesso para vocês.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Anterior O que é Identidade Corporativa?