Olá, talvez você já tenha ouvido falar em identidade corporativa e identidade visual, ou talvez seja a primeira vez que lê sobre isso. Ficarei muito feliz em contar a você.
Recentemente atendemos um cliente que buscava somente um logo que representasse sua empresa. Me veio a memória em outro momento, uma solicitação pouco comum. Assim me pediram: “preciso de um desenho para minha empresa, pode fazer do jeito que achar melhor, não quero me envolver, segue o teu gosto que tá bom, quando tiver pronto dou meus pitacos”.
Bem, o meu gosto pode ser bom, também pode ser ruim, ou seja, é algo subjetivo. Assim, está fora de cogitação para criação eficiente de uma marca gráfica, ou popularmente logo ou logomarca. Não entrarei neste debate, pois entre os profissionais de design é muito discutido tal conceituação para o termo. Lembrei desta história pois uma marca gráfica teve ter em sua construção o alicerce de sua Identidade Corporativa alinhado a cultura e estratégia da empresa. Neste sentido, é importante saber o que é essa tal de Identidade Corporativa.
A Identidade Corporativa pode ser entendida como a empresa é de fato, possui atributos bons e ruins. Ligia Fascioni (2010) é uma das autoras que admiro, segundo ela, a identidade é o conjunto de atributos bem próprios, que nenhuma outra empresa possui. É o que se poderia chamar de DNA Corporativo.
Como assim DNA Corporativo? Bem, a Ligia sabiamente faz uma analogia com o DNA, pois apesar de existirem pessoas com características parecidas, o seu DNA nunca é igual, ele é único. Carrega tudo que somos de verdade, coisas positivas e negativas.
Bem, acredito que de forma simplificada, deu para entender um pouco sobre Identidade Corporativa, já Identidade Visual, “é outra coisa!”
A Identidade Visual é a tradução visual da Identidade Corporativa, ou seja, deixamos de lado o aspectos negativos e ressaltamos o lado positivo da empresa na forma visual da marca, símbolo, cores institucionais, formas gráficas que serão utilizados para identificar visualmente a empresa.
Enfim, espero ter ajudado a compreender um pouco esses termos e aumentar seu conhecimento quanto ao mundo que vivamos aqui no estúdio.
Precisa melhorar sua marca? Vamos juntos lapidar sua identidade visual!
Deixe uma resposta