prox

O que é Identidade Corporativa?

 

Olá, talvez você já tenha ouvido falar em identidade corporativa e identidade visual, ou talvez seja a primeira vez que lê sobre isso. Ficarei muito feliz em contar a você.

Recentemente atendemos um cliente que buscava somente um logo que representasse sua empresa. Me veio a memória em outro momento, uma solicitação pouco comum. Assim me pediram: “preciso de um desenho para minha empresa, pode fazer do jeito que achar melhor, não quero me envolver, segue o teu gosto que tá bom, quando tiver pronto dou meus pitacos”.

Bem, o meu gosto pode ser bom, também pode ser ruim, ou seja, é algo subjetivo. Assim, está fora de cogitação para criação eficiente de uma marca gráfica, ou popularmente logo ou logomarca. Não entrarei neste debate, pois entre os profissionais de design é muito discutido tal conceituação para o termo. Lembrei desta história pois uma marca gráfica teve ter em sua construção o alicerce de sua Identidade Corporativa alinhado a cultura e estratégia da empresa. Neste sentido, é importante saber o que é essa tal de Identidade Corporativa.

A Identidade Corporativa pode ser entendida como a empresa é de fato, possui atributos bons e ruins. Ligia Fascioni (2010) é uma das autoras que admiro, segundo ela, a identidade é o conjunto de atributos bem próprios, que nenhuma outra empresa possui. É o que se poderia chamar de DNA Corporativo.

Como assim DNA Corporativo? Bem, a Ligia sabiamente faz uma analogia com o DNA, pois apesar de existirem pessoas com características parecidas, o seu DNA nunca é igual, ele é único. Carrega tudo que somos de verdade, coisas positivas e negativas.

Bem, acredito que de forma simplificada, deu para entender um pouco sobre Identidade Corporativa, já Identidade Visual, “é outra coisa!”

A Identidade Visual é a tradução visual da Identidade Corporativa, ou seja, deixamos de lado o aspectos negativos e ressaltamos o lado positivo da empresa na forma visual da marca, símbolo, cores institucionais, formas gráficas que serão utilizados para identificar visualmente a empresa.

Enfim, espero ter ajudado a compreender um pouco esses termos e aumentar seu conhecimento quanto ao mundo que vivamos aqui no estúdio.

Precisa melhorar sua marca? Vamos juntos lapidar sua identidade visual!

Entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Próximo O design e o Designer